SXSW é um grande ponto de encontro para falar sobre economia criativa, conhecer pessoas da indústria, lançamento de novo projetos e muito mais, e acontece anualmente em Austin, Texas. Esse ano acontecerá entre os dias 7 e 15 de março. Mas afinal, o que é SXSW?
O South by Southwest (SXSW), fundado em 1987 era para ser apenas uma extensão do New York City music festival for new music, e já na sua primeira edição já teve um público muito maior que o esperado, e vem crescendo desde então. Atualmente o SXSW se tornou um ponto de encontro para falar de filmes, televisão, música, tecnologia, educação e inovação. Apenas na edição de 2024 o festival recebeu mais de 300 mil pessoas ao longo dez dias.

Divisão de Filme & Televisão
A SXSW Film & TV é uma das principais divisões do festival, e oferece um espaço para promover produções audiovisuais mais inovadoras e diversificadas do mundo inteiro. O programa do festival inclui estreias mundiais, competições de filmes e séries independentes, sessões especiais com debates com cineastas, produtores e elenco e painéis para discutir tendências atuais e o futuro do audiovisual. Este festival foca, especialmente, em produções independentes, sendo uma ótima porta de entrada para quem está começando agora na indústria, além de ser um ótimo lugar para fazer networking, e se conectar com profissionais da indústria.
Ano passado, o festival exibiu 118 longas e 80 curtas-metragens, e 7 estreias de TV, incluindo a série problema dos 3 corpos (Netflix), guerra civil (A24) e uma ideia de você (Prime Vídeo). Já esse ano o festival tem mais de 200 produções inscritas entre filmes, séries, documentários, animações e curtas. Já tem presença marcada a nova série da AppleTV+ The Studio, estrelando Seth Rogen, Catherine O’hara, Ike Barinholtz, Chase Sui Wonders e Kathryn Hahn; Death of a Unicorn, novo filme da A24 estrelando Paul Rudd, Jenna Ortega e Will Poulter; o filme Another Simple Favor, sequência de A Simple Favor (2018), estrelando Anna Kendrick e Blake Lively; entre outras produções. Além disso, o festival promove várias sessões das produções inscritas exclusivas espalhadas pela cidade.

Divisão de Música
Como dito antes, a SXSW nasceu como puramente um festival de música e, com isso, conseguiu se consolidar no mercado sendo um dos principais e mais respeitados festivais de música do mundo, servindo de palco principalmente para artistas independentes, sendo um grande meio para alavancar carreiras, como por exemplo da Billie Eilish, Amy Winehouse e Dua Lipa. Esse ano são mais de 2 mil artistas de mais de 60 países confirmados para apresentar durante os dez dias de festival e, assim como a divisão de filme e TV, os shows são espalhados por mais de 100 locações da cidade de Austin, incluindo bares, casas de show, palcos e ao ar livre.

Paralelamente acontece painéis com profissionais do mercado da música para debater sobre tendências, novas tecnologias, direitos autorais e inteligência artificial no mundo da música. Também sendo um último lugar para networking e ter contato com os mais diversos profissionais da indústria. A principal diferença entre o SXSW e outros festivais de música como Coachella e Lollapalooza, é que este foca em artistas emergentes, para a descoberta de novos talentos e debates sobre o futuro deste mercado.
Divisão de Games e E-Sports
Uma divisão mais recente, quando comparada com as divisões de Música e Filmes & TV, é uma das que mais vem crescendo nos últimos anos, acompanhando as tendências do mercado. Com um destaque muito grande para trilha “Game Industry” que conta com palestras, painéis e apresentações para explorar tendências, novas tecnologias, uso de IA e os grandes desafios dessa indústria.
Além disso, como nas outras divisões esse é um espaço para a promoção de jogos independentes e de pequenos desenvolvedores, além de servir como networking tanto para quem apenas aprecia jogos digitais quanto para programadores que estão procurando emprego ou patrocínio.
Brasil na SXSW
O Brasil é uma das principais delegações na SXSW como um todo, perdendo apenas para os Estados Unidos, mas sua presença e mais focada na parte de tecnologia, inovação e novos negócios. Esse ano, não há nenhuma produção brasileira na programação de filmes e TV, mas há seis músicos brasileiros confirmados. Já na divisão de Games, em 2024 marcou presença uma iniciativa brasileira chamada DiversiGames, que visa promover o acesso a tecnologias e jogos eletrônicos para grupos marginalizados, como moradores de favelas, pessoas com deficiência ou de alguma minoria, além de promover e posicionar o Brasil no mercado de Games global. Uma das principais formas de atuação do Brasil no evento é através da SP House, uma iniciativa da secretaria da cultura, economia e indústria criativa do estado de São Paulo, que ano passado levou mais de 100 empresas e um retorno de mais de US$100 milhões em negócios fechados lá, expandindo a sua participação esse ano.
Além disso, o Itaú Unibanco, um dos principais bancos do Brasil, é um dos maiores patrocinadores do festival pelo terceiro ano seguido, sendo o único patrocinador brasileiro, e oferece benefícios exclusivos aos seus clientes e, assim como no ano passado, irá disponibilizar todas as palestras do evento gratuitamente no YouTube, com opções de legenda e áudio em português e espanhol.
O evento com um todo está incrível e vale muito a pena conferir!
Referências
https://schedule.sxsw.com/2025/search/film?filters=
https://www.promoview.com.br/mercado/marcas/patrocinios/itau-sxsw-2025
https://en.wikipedia.org/wiki/2024_South_by_Southwest_Film_%26_TV_Festival
https://www.meioemensagem.com.br/sxsw/cinco-palestras-para-pensar-sobre-a-industria-de-games
