Faça Ela Voltar (Bring Her Back), conta a história de dois irmãos, Piper (Sora Wong), que é cega, e Andy (Billy Barratt), que acabaram de perder o pai de uma maneira traumatizante e vão morar com Laura (Sally Hawkins), uma mãe adotiva que perdeu sua filha que também era cega há pouco tempo. Fica claro desde o início que Laura não queria adotar Andy e que ela só adotou Piper por ela ter a mesma deficiência que a filha que acabou de falecer. Além disso, Laura também tem um filho adotado chamado Ollie (Jonah Wren Phillips), que não fala. A dinâmica entre esses personagens vai ficando cada vez mais conturbada uma vez que a Laura vê Piper como um meio de recuperar a sua filha.
O enredo é muito bom, mas tem cenas desagradáveis
Este filme é um dos poucos que me fazem pensar “o autor tem que ser muito perturbado pra ter pensado numa coisa dessa!” O filme tem uma história envolvente, tem uma parte de manipulação psicológica e um terror mais tradicional (uma “força do mal”), e o fato de a protagonista ser cega torna algumas cenas ainda mais angustiantes.
É uma história que prende, principalmente, porque você tem um olhar muito próximo sobre a vilã da história, suas motivações e como ela não é uma pessoa inerentemente ruim, mas que suas ações são fruto do desespero. Por outro lado, tem inúmeras cenas desagradáveis, principalmente se você é mais sensível para essas coisas, para mim teve algumas cenas que foram bem difíceis de assistir. Apesar do terror, não considero que o filme tenha muitos sustos.
Por último, eu gostei muito da escolha de elenco, Sora Wong de 14 anos, que interpretou a protagonista, é de fato deficiente visual e não tinha nenhuma experiência prévia em atuação, e acho que ela fez um trabalho excepcional. Também gosto muito da escolha de escolher atores com a mesma idade dos personagens, que também foi o caso de Billy Barratt, que tinha 17 anos durante as gravações, e Jonah Wren Phillips com 12 anos. Sally Hawkins também foi uma ótima escolha, por se tratar de uma atriz superexperiente que estava ali disponível para orientar e estimular os jovens atores.

Um Pouco sobre a Produção
O filme é uma produção Australiana, e teve envolvimento da Causeway Productions e South Australian Film Corporation, e da RackaRacka, produtora de Danny e Michael Philippou, que também escreveram e dirigiram o filme. A24 ficou responsável apenas pela distribuição da produção no EUA e a Sony Pictures pela distribuição internacional. Seguindo o modelo mais comum de produção de terror, Faça Ela Voltar é um filme de baixo orçamento e favorecendo o uso de efeitos práticos. O filme teve um custo estimado de US$15 milhões, e foi integralmente gravado no sul da Australia em junho e julho de 2024 em apenas 41 dias. Via de curiosidade, Hawkins levou itens pessoais para o cenário, para deixá-lo mais realista.
Até o momento o filme teve uma bilheteria de quase US$40 milhões, que não compara com os resultados de Fale Comigo (2022), mas pode ser considerado um sucesso.
Referências
https://www.boxofficemojo.com/title/tt32246771/?ref_=bo_se_r_1
https://www.imdb.com/pt/title/tt32246771/
https://www.thenewdaily.com.au/life/entertainment/movies/2025/05/31/bring-her-back-philippou
